quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Memória ROM - Introdução ao CMOS. Parte 1

Memória ROM - Introdução ao CMOS. Parte 1


Ao longo dos próximos post's falarei sobre os três tipos de memória, organizei desta forma, para que vocês leitores podessem entender melhor.

-Memória de leitura;
-Memória de armazenamento;
-Memória de desempenho.
 
Memória de Leitura

A memória ROM (Read-Only Memoria) é um tipo de memória que permite somente a leitura. O conteúdo é gravado uma unica vez. A partir de então, ele não poderá ser apagado ou alterado, mas apenas acessado. Trata-se, então, de um componente de armazenamento não volátil.

A memória ROM pode ser encontrado em diversos tipos de equipamentos, como por exemplo: Vídeo games, CD ROM, DVD ROM, em celulares, impressoras, e etc. neste post irei falar sobre, a memória de leitura encontrada na Placa mãe (CHIP CMOS) e o software instalado nesta memória ROM.

A memória ROM é, geralmente, constituída de alguns programas automáticos internos dentro de um chip específico da placa-mãe.
São eles: 

BIOS (Basic Input Output/Output Sytem): Conjunto de instruções básicas de software que permite ao processador trabalhar com periféricos básicos, como, por exemplo, uma unidade de leitura/gravação de disquetes, ou dispositivos onboard;

POST (Power-On Self Test): autoteste de inicialização, realizado sempre que o computador e ligado (vide imagem). O POST identifica a configuração instalada, inicializa os circuitos periféricos ligados a placa-mãe, inicializa o vídeo, testa o teclado, carrega o sitema operacional para a memória e realiza a demanda de instruções do controle do sistema operacional ao processador;



Tela do POST

SETUP (configuração do sitema): programa de configuração do hardware do computador. Essa configuração pode ser feita manualmente, por meio da escolha de vária opções numa interface própria.



Existem ainda três tipos de memórias ROM segundo a forma de gravação:

PROM (Programmable Read Only Memory):  a informação só pode ser gravada uma única vez mediante um equipamento especial. A programação é feita funsindo fusíveis internos à memória;
EPROM ( Erase Progammable ROM): pode ser gravada e apagada determindado número de vezes. A programação é feita pela introdução de cargas elétricas aos cirtcuitos internos. A eliminação do programa é feita expondo a memória a raios ultravioleta;
EEPROM (Electricaly EPROM): podem ser programadas eletrônicamente, sem retirá-las de seus locais na placa-mãe.

Temos um chip de memória ROM (CHIP CMOS) na placa-mãe, próximo à bateria. comumente chamado de BIOS, mas, na verdade, como comentamos anteriormente, BIOS refere-se apenas ao conjunto de instruções de software para o comando de periféricos no computador.
 
 
Não deixe de comentar, deixe seu comentário, elogios ou críticas.


Texto adaptado do Livro Montagem e Manutenção de Hardware e Revista INFO, editado e redigido pelo Professor Samuel Vieira - Bacharel em Sistemas da Informação.

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Limpeza da memória

Limpando a Memória RAM


A memoria RAM, é um dos componentes do computador que requer cuidados ao manusear, pois existe risco de queimar simplesmente tocando nela, a perca de um componente do computador ocorre pela existência de uma energia presente em equipamentos metálicos, e até mesmo no corpo humano, então devemos saber como trabalhar com peças interna do seu PC. Acompanhe o link para saber mais sobre o o que é Eletricidade Estática (http://pt.wikipedia.org/wiki/Eletricidade_est%C3%A1tica ) você pode encontra pulseiras anti-estática por ai em lojas de informática, pórem o bom profissional tem que saber como manusear o hardware de um computador corretamente.

O que muita gente não sabe, é que a memória pode oxidar com o tempo e requer uma limpeza a cada 1 ano no maximo. A oxidação, é como o ferrugem, fazendo com que os contatos percam a conexão com o SLOT onde ela se encaixa amemória. há muitos técnicos que condenam a memória RAM simplesmete porque não soube que uma limpeza nos contato da memória resolveria o problema. Vou explicar passo a passo como fazer a limpeza.

1º Passo:

Primeiro vamos aprender a pegar a memória com cuidado, para não danificá-la. Você deve segurar a memoria pelas extremidades, evitando o contato direto com a a parte superior da memoria (vide imagem)



2º Passo

Vamos a limpeza. na limpeza iremos usar uma borracha escolar, de preferência uma borracha daquelas que era usada para apagar palavras escritas em maquinas de datilografia, ou a borracha conhecida como borracha para apagar tinta de caneta. Para limpar o contato da memoria você vai usar a parte azul, pois é a mais aspera, a limpeza deve ser executada até a que passe dar cor dourada para cor prata, muita gente acha que o contato é dourado mesmo, mas o dourado representa que está oxidado. após a limpeza passe um pincel de cerdas macias para retirar o residuo de borracha.

não deixe de comentar



Criado e editado pelo Professor Samuel Vieira - Bacharel em Sitemas da Informação.

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Usando Teclado USB no Boot.

 Usando Teclado USB no processo de Boot.


Esta é muito boa pra usuários novatos e que estão com problemas para usar o teclado no processo de inicialização, ja vi muita gente condenar o teclado simplesmente porque não conseguia utilizar o teclado USB nas opções de boot, e dizer ao cliente que o teclado não presta. É claro que se fizer a substituição do teclado USB pelo teclado PS2 (padrão comumente utilizado ver imagem 1) o usuário conseguirar utilizar no boot, o que dará um falso raciocínio de que o teclado anterior esta com problemas, o que não é verdade. A dificuldade na utilização acontece ou quando o usuário tenta instalar o Sistema Operacional (formatar para os newbie, n00b, ou novato mesmo) ou quando ocorre um erro nas inicialização do windows, onde pede para escolher uma opção (ver imagem 2).
1

2


Vamos por mãos a obra e resolver:

1º Passo:

Vamos acessar o Setup (em breve será publicado sobre o que é setup) para entrar no  CMOS-SETUP é simples só vai depender das configurações de sua placa mãe. Geralmente a tecla de aceso ao CMOS-SETUP é tecla DELETE ou a tecla DEL do teclado numérico, porem há outras placas que são diferente a forma de acesso, se o seu PC não abre o SETUP pela Tecla DELETE, tente usar a tecla F1, e se mesmo assim não obtiver sucesso, tente outras teclas como F10, F9 e assim por diante. Como falei vai depender das configurações da placa mãe, geralmente é apresentado na 1º tela a tecla a ser precionada para acessar o CMOS-SETUP.

2º Passo:



Como no 1º passo a forma em que o SETUP apresentará também vai depender do fabricante do CHIP CMOS, ou da versão da BIOS instalada (em breve tutorial sobre bios, chip cmos, e setup). A primeira versão é a padrão em muitas placas e é a mais fácil (segue imagem abaixo ) de configurar. Use as setas de direção do teclado até a opção Integrated Peripherals (Periféricos Integrados), e tecle ENTER. Nesta opção estão as opções dos periféricos integrados ao pc, podendo ser chamados também de dispositivos onboard.



3º Passo:

Na proxima tela, mova ate a opção USB Keyboard Support e tecle ENTER, após teclar enter irá aparecer 2 opções  ENABLE e DISABLE (habilitar e desabilitar), escolha a opção ENABLE, esta opção habilitará o teclado USB no boot.


Para tipos de versões diferentes de Bios, a opção fica na aba Advanced, o resto segue os mesmos passos do passo 2.



Qualquer dúvida deixe um comentário sobre o assunto, que estarei pronto para resolver quaisquer tipos de problemas.


Criado e Editado Pelo Professor Samuel Vieira - Bacharel em Sitemas da Informação.